As Acreditações Hospitalares no Brasil

No Brasil, a preocupação com a qualidade da assistência à saúde surgiu de forma sistematizada, quando as instituições hospitalares buscaram estratégias de atendimento e metodologias de avaliação da qualidade, com vistas à preservação dos princípios da ética. 

Neste momento, seu principal alvo de intervenção não era o paciente, mas o meio que o circundava sendo assim, somente na década de 1970, foi que se iniciou a regulamentação de normas e portarias para a implantação de um sistema de avaliação da qualidade da assistência à saúde¹. 

O Programa Brasileiro de Acreditação foi lançado oficialmente em novembro de 1998 no Congresso Internacional de Qualidade e Segurança na Assistência a Saúde em Budapeste, bem como o instrumento nacional desenvolvido e conduzido por Humberto de Moraes Novaes². 

Posteriormente foram lançadas propostas para o Sistema Nacional de Acreditação, ou seja, as normas brasileiras básicas do processo de acreditação, credenciamento de instituições acreditadoras, qualificação e capacitação de avaliadores, código de ética e programa brasileiro de acreditação hospitalar².

No que se refere a qualidade nos serviços de saúde, cada vez mais entende-se em todo o mundo que as entidades hospitalares pelo fato de serem complexas, necessitam de monitoramento e gerenciamento eficiente pois precisam de dados verídicos para assessorar a tomada de decisão4.  E a medida que os hospitais internacionais estão tomando para o melhoramento da gestão é a implantação do gerenciamento de controle de custos, garantindo com isso a continuação das instituições de saúde4

Estas mudanças em busca da qualidade e melhoria da assistência, foram provocadas em decorrência da pressão exercida pelos clientes mais exigentes e pelas determinações do Ministério da Saúde, quanto aos padrões de desempenho destas instituições5. Tais melhorias, em sua maioria baseadas em novos meios de treinamento e capacitação de funcionários, na formação da cultura do hospital e na integração das atividades da organização, têm o foco fundamentalmente voltado a matéria-prima dos hospitais, ou seja, a vida humana6

O sucesso da acreditação hospitalar depende do compromisso e colaboração da entidade como um todo, principalmente do apoio das lideranças, pois para alcançar resultados de qualidade ao paciente, não depende somente das pessoas ligadas diretamente ao processo, mas, de todos os profissionais que trabalham desde a crença comum, ao planejamento estratégico7

 

  1. Foucault, 1996 apud Roquete, Santos e Viana, 2015;
  2. ANVISA 2013 apud Feldman, Gatto e Cunha, 2014.
  3. Barcellos, 2005 apud Xavier et al 2014;
  4. Soares e Santos 2001;
  5. Azevedo, 2002;
  6. Gantz, Sorenson e Howard, 2003.

Remodal